CARREGADOR VEICULAR - HelpFone
o celular descarregou e agora o que fazer? , quem nunca passou por isso
Quem nunca passou pelo desespero de ver a bateria do celular acabando e não ter onde carregar?
13 de maio de 2020
conheça o novo Samsung Galaxy S20
S20 O NOVO CELULAR DA SAMSUNG
21 de maio de 2020

CARREGADOR VEICULAR

carregador veicular será que ele estraga a bateria do seu celular? a helpfone esclarece estás e outra duvida sobre o carregador veicular. venha conferir.

A saída do acendedor de cigarros na imensa maioria dos automóveis da atualidade, o que restou em seu lugar foi uma tomada de 12 V, popularmente utilizada pelos motoristas para recarregar seus celulares, a praticidade do dispositivo combina muito bem com o estilo de vida que as pessoas tem levado, é muito bom saber que se pode carregar o celular mesmo quando você está preso no trânsito. Com isso, surgem alguns questionamentos sobre a segurança do processo: usar um carregador automotivo pode prejudicar a bateria do aparelho?

A princípio, a resposta é não, mas isso depende de alguns cuidados importantes que devem ser tomados. O primeiro deles – e o mais essencial – é se certificar de que o acessório que está sendo utilizado é de boa procedência: é importante ter cuidado e desconfiar de carregadores muito baratos, como os que são vendidos na rua, pois a qualidade da fabricação pode ser extremamente baixa.

Esse tipo de acessório acaba sofrendo com a oscilação na corrente e pode trazer problemas tanto para o seu celular quanto para o seu veículo, através da queima de fusíveis e de danos na parte elétrica. É um dos casos em que o barato pode sair muito mais caro, portanto, não abra mão de carregadores de qualidade.

Um carregador do tipo, de procedência duvidosa, pode ainda não funcionar e frustrar o condutor, que visualiza a carga do celular preenchida, quando não está. Em casos mais graves, a qualidade também pode influir negativamente no funcionamento do carro, obrigando o motorista a parar para fazer uma manutenção.

Em casos mais graves pode inclusive comprometer o funcionamento do carro.
Outra atenção que deve ser tomada é quanto aos acendedores de cigarro, que têm sido utilizados como tomadas. Apesar de ter o mesmo formato da entrada do carregador, ele não deve ser usado para tal propósito. Diferente da tomada 12V, o acendedor atinge uma resistência maior em poucos segundos. A falta de uma carga constante pode comprometer a bateria, o fusível e o aparelho telefônico.

É importante ficar atento e evitar utilizar outras funções em paralelo que possam pesar demais no sistema elétrico. Ar-condicionado, faróis e limpadores, quando funcionando ao mesmo tempo, aumentam a chance de que aconteça uma sobrecarga, gerando o risco de danos mais sérios no veículo – e dar aquela dor de cabeça por conta de algo relativamente simples. É mais interessante recarregar o celular quando não estiver utilizando o desembaçador ou o ar condicionado para não sobrecarregar o sistema elétrico do carro

Outro aspecto importante é ter certeza de que você está utilizando a tomada 12 V para recarregar o seu celular, e não o acendedor de cigarros. O calor é um dos principais fatores que comprometem a vida útil das baterias de lítio, e os carregadores que são adaptados para funcionar através do calor do acendedor podem acabar aquecendo demais o seu aparelho.

Quando o aparelho estiver carregado, desconecte-o da tomada para que ele não esteja em contato com a rede elétrica. Embora não represente perigo, a opção é mais conveniente.
 Redobre os cuidados em altas temperaturas. O celular é um aparelho que aquece enquanto está sendo carregado, portanto não deixe a bateria exposta ao sol, ao calor, com os vidros fechados, pois isto pode representar perigo, considerando o superaquecimento gerado dentro do veículo. É mais interessante recarregar o celular quando não estiver utilizando o desembaçador ou o ar condicionado para não sobrecarregar o sistema elétrico do carro. Existem diferentes tipos de carregadores veiculares. O simples que contém apenas uma entrada. O com porta USB dupla ou tripla que é útil para quem tem mais de um aparelho para carregar no carro e também os com cabo extensível. Para celulares mais atuais temos com carregadores com fast charge e também os carregadores por indução.